Baseada nos estudos do corpo, alma e mente, esta terapia indiana milenar utiliza técnicas de massagem, nutrição, aromaterapia e fitoterapia, como método de diagnóstico, prevenção e cura
Sistema natural de medicina, a ayurveda surgiu na Índia há mais de 3.000 anos. O termo é derivado das palavras sânscritas ayur (vida) e veda (ciência ou conhecimento), significando “conhecimento da vida”.
Com base na ideia de que a doença se deve a um desequilíbrio ou estresse na consciência de uma pessoa, a ayurveda incentiva certas intervenções no estilo de vida para recuperar o equilíbrio entre o corpo, a mente, o espírito e o meio ambiente.
Nesta terapia, utilizam-se técnicas de massagem, nutrição, aromaterapia, fitoterapia, dentre outras técnicas, como método de diagnóstico, prevenção e também cura, baseada nos estudos do corpo, alma e mente.
A medicina ayurveda acredita que existam energias no corpo, mente e meio em que se vive, e, quando há um desequilíbrio energético causado por problemas emocionais, trauma físico ou má alimentação, por exemplo, são acumuladas toxinas que dão origem às doenças.
O tratamento começa com um processo de purificação interna, seguido por uma dieta especial, remédios de ervas, massagem terapêutica, ioga e meditação. Atua na nutrição e hidratação da pele; aumenta a resistência imunológica e a força e o relaxamento muscular; melhora da circulação sanguínea e linfática, corrigindo os desequilíbrios energéticos, o que alivia e previne doenças como pressão alta, diabetes, dor crônica, alergia, ansiedade e depressão, por exemplo.
Massagem
A massagem ayurvédica é baseada nos pontos de pressão, projetada para curar o corpo e criar um equilíbrio entre mente, corpo e espírito. É um tratamento personalizado que incorpora pedras vulcânicas, óleos essenciais, tipicamente com infusão de ervas, com movimentos e amassados consagrados e não tradicionais que atendem às necessidades de cada indivíduo.
O fluxo do movimento pode ser rápido ou prolongado, dependendo da pessoa; alguns spas oferecem dois terapeutas trabalhando em um hóspede simultaneamente.
A massagem ayurvédica não serve apenas para aliviar a dor, mas principalmente como medicina preventiva, aumentando a circulação, estimulando e fortalecendo o sistema linfático e abrindo o fluxo da força vital para limpar e revitalizar o corpo.
Tipos
Massagem Shiroabhyanga: tratamento para eliminar as toxinas dos sistemas arterial, venoso e linfático e reativar o metabolismo. É semelhante à drenagem linfática tradicional e tende a focar-se nas pernas. É recomendado em casos de retenção de água, problemas circulatórios, cansaço e excesso de toxinas no organismo.
Massagem Marma: massagem abrangente que ativa a circulação sanguínea, fortalece o funcionamento do cérebro e tem um efeito calmante e relaxante no corpo, mente e alma.
Massagem Champi: massagem feita no couro cabeludo, que permite desfrutar e sentir os seus efeitos durante e após a aplicação. Serve principalmente para aliviar o estresse e liberar a tensão. Alivia dores de cabeça, pescoço e costas.
Foto Destaque: Canva
fonte:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O que achou da matéria? Ajudou-lhe de alguma forma? Deixe sua opinião e seu comentário: Agradecemos!