terça-feira, 29 de junho de 2021

"FIBROMIÁLGICOS DO ACRE"

 

Caso for sancionado pelo governo, portadores de fibromialgia deve ter prioridade nos atendimentos — Foto: ACidadeON/São Carlos

Vamos juntos celebrar esta vitória dos acreanos, do Exmo Deputado Roberto Duarte. 

Agradecer aos Parlamentares da ALEAC pela Aprovação.

O ápice desta vitória será a Sanção e posterior Regulamentação, pelo Exmo. Governador do Estado Sr Gladson Cameli.

Projeto determina atendimento prioritário a pessoas com Fibromiálgia no Acre.

Projeto foi aprovado no Aleac e vai para avaliação do Governador  Glsidson Camel, que pode sancionar ou vetar.

Pessoas com fibromialgia devem ter atendimento prioritário nos estabelecimentos comerciais, privados e órgãos públicos no Acre. Isso é o que prevê um projeto de lei aprovado na Assembleia Legislativa do Estado (Aleac), em Rio Branco, nessa quarta-feira (23) pelos deputados.

O PL segue agora para sanção ou veto do governador Gladson Cameli. A legislação é de autoria do deputado Roberto Duarte (MDB) e estabelece que estabelecimentos públicos estaduais e os privados devem garantir, durante todo o horário do expediente, atendimento prioritário para essas pessoas.

A fibromialgia é uma doença que não tem cura e que causa dores no corpo. Segundo estudos, a doença é conhecida como uma síndrome dolorosa crônica, sem uma causa definida. O paciente tem dificuldade em produzir hormônios e neurotransmissores relacionados ao alívio da dor.

"A aprovação da proposta objetiva o reconhecimento das limitações que a fibromialgia condiciona aos seus portadores, além de conscientizar a sociedade sobre o aspecto incapacidade desta doença", destaca parte do PL.

Segundo o projeto, o beneficiário deve apresentar um cartão comprovando que é portador da doença. Esse cartão deve ser emitido pela Saúde.

Ajuda

A encarregada de serviço geral Creuza Monteiro da Silva, de 47 anos, convive com a fibromialgia há mais de um ano. Em dias com dores muito fortes, Creuza não consegue se locomover direito e não sai de casa.

Para ela, a prioridade vai agilizar o atendimento dos portadores. Sem um tratamento específico, Creuza explicou que o diagnóstico da doença é muito difícil e reclama também da demora.

"Vai ajudar muito. Começo a sentir as dores de repente. Quando entro no ciclo da menstruação ataca mais, tem dia que ando na ponta dos pés porque não aguento andar direito. Dói o corpo todo, e tudo afeta, emocional, estresse. Não tenho como pegar um laudo porque não tem o diagnóstico, os exames não acusam que você tem fibromialgia. Tenho raio-X até dos meus dedos e não acusou nada", lamentou.


#fibromialgia

#fibromialgicos

#homenscomfibromialgia #fibromialgicas #dor #respeitefibromialgico

#Acre  #ALEAC #DepRobertoDuarte #GovernadorGladsonCameli



FONTE: https://g1.globo.com/ac/acre/noticia/2021/06/24/projeto-de-lei-determina-atendimento-prioritario-a-pessoas-com-fibromialgia-no-acre.ghtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou da matéria? Ajudou-lhe de alguma forma? Deixe sua opinião e seu comentário: Agradecemos!