A fibromialgia, uma das razões pelas quais eles reconheceram a deficiência permanente total, é uma doença que ocorre com mais frequência em mulheres
Os tribunais de Barcelona têm funcionado estes dias. O tribunal social número 12 da cidade de Barcelona reconheceu a invalidez permanente total por fibromialgia a uma trabalhadora com 65% de deficiência, reconhecida pela Direção do Trabalho, Assuntos Sociais e Familiares da Generalitat da Catalunha. Por outro lado, enquanto o tribunal social nº 4 fez o mesmo, concedendo invalidez permanente total pelo mesmo motivo com um empregado doméstico.
Vamos entrar em detalhes. Como relata El Confidencial Digital , o primeiro trabalhador, assistente de uma empresa de embalagens, tinha limitações por causa da fibromialgia. Esta doença é caracterizada por dor musculoesquelética generalizada e sensação dolorosa de pressão em pontos específicos.
No caso dessa mulher, a fibromialgia, razão pela qual foi concedida invalidez permanente total, é agravada por transtorno de personalidade limítrofe e transtorno de ajustamento com sintomas depressivos ansiosos em tratamento, além de dor cervical crônica. Este trabalhador tem uma deficiência de 65% reconhecida pelo Departamento de Trabalho, Assuntos Sociais e Família da Generalitat da Catalunha .
No segundo caso, a mulher a quem foi concedida a invalidez permanente total é uma trabalhadora doméstica a quem o tribunal social nº 4 reconheceu a invalidez permanente total de uma trabalhadora doméstica. Ela, além da fibromialgia, tem hérnia, síndrome da fadiga crônica e outras patologias que agravam o quadro.
A primeira frase para fibromialgia data de 1996
Como afirma a mídia citada, o centro do Tribunal Médico obteve a primeira sentença a favor da invalidez permanente por fibromialgia em 1996. Um marco histórico até o momento. Alejandro Rusiñol, especialista em direito jurídico, garante ao El Confidencial que “em cada trabalhador é imprescindível avaliar, não as próprias patologias, mas o conjunto de lesões que reduzem ou anulam a capacidade das mesmas, visto que a avaliação da invalidez permanente tem a ser feito tendo em conta fundamentalmente as limitações funcionais derivadas das condições que determinam a restrição efetiva da capacidade ”.
A fibromialgia, uma doença para a qual a incapacidade permanente total foi concedida em Barcelona, ocorre em vários sintomas, como dores musculares intensas, fadiga; alguma rigidez, ansiedade, distúrbios do sono; depressão, hipotireoidismo, vergios e pressão arterial baixa. Essa doença geralmente ocorre especialmente em mulheres. É muito frequente, pois 2% a 6% da população sofre com isso e pode surgir como única alteração, fibromialgia primária, ou associada a outras doenças, fibromialgia concomitante.
Invalidez permanente total
Invalidez permanente total é o benefício em que o trabalhador é desqualificado do exercício da profissão habitual. Mas, ao contrário de outros benefícios, o trabalhador pode se dedicar a outros trabalhos menos exigentes, podendo até continuar trabalhando.
Para fins econômicos, a pessoa com deficiência permanente total começa a receber o auxílio no dia da proposta de declaração de deficiência permanente ou no dia seguinte ao do término da deficiência temporária. Se falarmos do valor a ser recebido, no caso dessa invalidez permanente total é de 55% da base regulatória.
texto original https://www.tododisca.com/dos-trabajadoras-consiguen-la-incapacidad-permanente-total-por-fibromialgia/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O que achou da matéria? Ajudou-lhe de alguma forma? Deixe sua opinião e seu comentário: Agradecemos!