Quando a vontade de fazer se une ao desejo de mudar...
Preste atenção...
Nosso especial agradecimento à Nilda do Carmo, paciente Fibromiálgica, residente na cidade de Umuarama/PR, que ao ser "questionada" sobre seu uso da Fila Preferencial, na Lotérica Capital da Amizade, ela percebeu a necessidade de alguma identificação, para evitar esse tipo de constrangimento. Afinal, a Fibromialgia é uma doença invisível, desconhecida ainda por muitas pessoas, além do poder público federal não fazer nada para criar a identificação, entre outras coisas em favor dos Fibromiálgicos.
Nilda do Carmo conversou com a proprietária do estabelecimento, para colocarem uma placa que informasse sobre tal direito que, de acordo com Legislação Municipal, os Fibromiálgicos têm o direito de usar a fila, evitando ficarem longo tempo de pé.
A proprietária da Lotérica, Sra Luzineide, prontamente aceitou a ideia.
Nilda fez contato com a ABRAFIBRO, para definir um símbolo que nos identificasse.
Prontamente resolvemos a questão.
Sugerimos um desenho simples com um laço roxo (símbolo mundial da Fibromialgia), e nele escrito em uma das pontas "Fibromialgia" em português.
Como mostramos abaixo
Nilda apresentou à proprietária do estabelecimento a imagem que, prontamente mandou imprimir e, ficou como está na foto do artigo.
Você pode conversar com os proprietários dos estabelecimentos que frequenta, e se a lei para uso da fila preferencial esteja em vigor poderão seguir a ideia.
Será um excelente meio de levar à população o conhecimento sobre a Síndrome, ainda tão inexplicável, tão invisível, evitarmos constrangimentos, dar conhecimento público sobre a Lei e o direito ao paciente. São apenas benefícios para algo tão simples.
Precisamos mudar para minimizar as dificuldades, preconceitos, desconhecimentos e mitos sobre a Fibromialgia.
Faça sua parte porque a luta é de todos nós.
É pedir um cartaz com essa Fita e os dados da Lei Municipal ou Estadual...
Pronto!
Mais um avanço que vai nos ajudar.
Nilda do Carmo e a Abrafibro estão abrindo novos caminhos no Brasil...de novo!!!
Qual será a próxima cidade?
Avisem-nos, por favor...
Vamos ao artigo!
Lotérica Capital da Amizade tem caixa identificado para atendimento preferencial aos fibromialgicos
A lotérica é a primeira no Brasil em identificar caixa para atendimento preferencial aos portadores da fibromialgia.
Por Edson Maia
08:44 – 14/11/2020
Tudo começou com a fundadora da Associação Paranaense dos Fibromialgicos (APAFIBRO), Nilda do Carmo.
A proprietária da lotérica Luzimeide Soares Rodrigues se solidarizou com Nilda após ela sofrer constrangimento na fila preferêncial, quando uma pessoa a questionou porque ela estava naquela fila já que ela não aparentava ter qualquer problema físico ou era idosa. Com isso, Nilda explicou à pessoa que ela sofre com a síndrome da fibromialgia.
No entanto, a pessoa não se convenceu com a explicação. Foi então que Nilda apresentou a carteirinha que, a Secretaria de Saúde Municipal fornece aos portadores da síndrome. Só assim a pessoa acabou se convencendo.
Para que outros portadores da síndrome não venham a passar por mais esse constrangimento, Nilda sugeriu à Luzineide que, providenciasse uma placa para identificar o caixa preferencial aos fibromialgicos.
Luzinete prontamente atendeu a reivindicação de Nilda, tornando assim a Lotérica Capital da Amizade a primeira do Brasil a ter caixa para atendimento preferencial aos Fibromiálgicos com identificação.
A Lei 4.286 de 13 de julho de 2018, tem em seu Artigo 1° o seguinte texto.
“Ficam as empresas públicas, empresas concessionárias de serviços públicas e privadas, obrigadas a dispensar durante todo horário de expediente, atendimento preferencial aos portadores de “Fibromialgia.”.
Lei foi inédita em todo o Brasil, e veio de encontro às necessidades dos portadores de fibromialgia.
Fonte:
Eu tenho a fibromialgia sou de Umuarama e quero este direito pois sofro muito quando fico muito tempo em pé vamos la também preciso da carterinha
ResponderExcluirEu tenho a fibromialgia sou de Umuarama e quero este direito pois sofro muito quando fico muito tempo em pé vamos la também preciso da carterinha
ResponderExcluir