quarta-feira, 28 de outubro de 2020

Fibromialgia, a importância de um tratamento individualizado!


 

Dra Marcella de Carlo - Médica Fisiatra Voluntária na Abrafibro

Na Fisiatria costumamos dizer que “Nós não tratamos doenças, nós tratamos pessoas”, e isso resume bem a forma como deve ser realizado o tratamento do paciente com fibromialgia: mesmo que eu consiga listar os principais sintomas da fibromialgia e a forma como ela se manifesta, cada paciente é único! É papel do médico e da equipe que acompanha o paciente entender quais as suas necessidades, individualmente, para que ele possa restabelecer a sua qualidade de vida e atingir o máximo do seu potencial com o tratamento. 

🦋

Claro que eu tenho diretrizes e estudos científicos que me mostram os aspectos gerais que precisam estar presentes no tratamento de todo paciente com fibromialgia. 

🦋

Assim, eu sei que o exercício físico tem que fazer parte sempre do tratamento, eu sei que cuidar da saúde emocional, da alimentação, do sono, também irão fazer parte da base do tratamento, mas cada paciente vai ter a sua prescrição de exercício mais indicada, dentro do que ele consegue fazer e em cada etapa do tratamento. Eu posso ter indicações diferentes de exercícios para aquele momento em que o meu paciente está. Cada um tem aspectos emocionais diferentes para serem trabalhados. 

🦋

Medicações, quando indicadas, nunca devem ser prescritas sem uma avaliação médica criteriosa, pois cada organismo é único e pode responder de formas diferentes a uma mesma medicação.

🦋

Para cada paciente nós sempre trabalhamos com objetivos específicos: eu avalio quais as demandas principais atuais do meu paciente, o que mais está incomodando-o no momento, onde ele sente mais dificuldade no seu dia a dia, e, a partir disso, junto com a equipe, nós definimos os objetivos daquele momento do tratamento e trabalhamos juntos para atingi-los. 

🦋

No baseamos sempre no que os estudos nos mostram como evidência de bons resultados, mas é papel do médico trazer tudo isso para a realidade do paciente. Isso é a medicina humanizada! É saber aplicar a ciência para levar mais qualidade de vida para os pacientes, o que é tão importante na fibromialgia!

🦋

Tratar de um paciente com fibromialgia é um caminhar lado a lado, e eu estou aqui.



Autora: Dra Marcella de Carlo - Médica Fisiatra Voluntária na Abrafibro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou da matéria? Ajudou-lhe de alguma forma? Deixe sua opinião e seu comentário: Agradecemos!