Os participantes com TENS ativa também relataram menos dor em repouso. © motorolka - stock.adobe.com
Autor: Dr. Daniela Erhard
A estimulação elétrica nervosa transcutânea não é uma cura milagrosa para a fibromialgia. No entanto, pode proporcionar grande alívio para as pessoas afetadas.
As pessoas que sofrem de fibromialgia sofrem de fadiga e dor crônica, que aumentam principalmente quando estão ativas. Essas queixas podem ser aliviadas por impulsos elétricos direcionados, conforme pesquisadores liderados pelo Dr. Dana L. Dailey, da Universidade de Iowa, descobriu em um estudo com 301 pacientes. Leva apenas alguns minutos de estimulação elétrica nervosa transcutânea (TENS).
Para o estudo, mulheres entre 18 e 70 anos foram equipadas com um aparelho que emite impulsos elétricos por meio de eletrodos na pele. Após quatro semanas, os participantes avaliaram a dor relacionada ao movimento e a fadiga como significativamente mais baixas, com -1,8 e -1,5 pontos em uma escala de 11 pontos em comparação com a medição inicial. Além disso, eles alcançaram uma redução significativamente maior da dor do que aqueles pacientes que receberam um dispositivo inativo ou nenhum.
Os participantes com TENS ativa também relataram menos dor em repouso. O mesmo acontecia com seu cansaço e depressão. Idealmente, você deve usar o instrumento por pelo menos duas horas por dia. Os autores avaliaram oito vezes 30 min / d em quatro semanas como “concluídas com sucesso”.
TENS é uma boa opção como complemento
Após o primeiro período de observação, todos puderam usar um dispositivo TENS ativo - do qual se beneficiaram aqueles que não foram tratados. Depois de mais quatro semanas, seus sintomas melhoraram e se aproximaram dos valores das mulheres que podiam usar a TENS desde o início. Já que o método é fácil e seguro de usar, de acordo com o Dr. Dailey e colegas oferecem uma opção adicional para aliviar a dor crônica da fibromialgia.
Fonte: Dailey DL et al. Arthritis Rheumatol 2019; DOI: 10.1002 / art.41170
25 de março de 2020
texto original: https://www.medical-tribune.de/medizin-und-forschung/artikel/fibromyalgie-elektrische-reize-reduzieren-bewegungsschmerz/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O que achou da matéria? Ajudou-lhe de alguma forma? Deixe sua opinião e seu comentário: Agradecemos!