segunda-feira, 10 de agosto de 2020

Fibromialgia: o que está acontecendo no cérebro?

123m-moe-pijn-slapen-depress-29-5.jpg

A trilha inflamatória foi sugerida para entender os mecanismos por trás dos sintomas da fibromialgia: e quanto ao cérebro?

Pesquisas anteriores haviam demonstrado a presença de proteínas inflamatórias no líquido cefalorraquidiano de pacientes com fibromialgia. É nesse fluido que o cérebro e a medula espinhal se banham. Uma equipe sueca (Karolinska Institutet) usou imagens médicas - tomografia por emissão de pósitrons (PET) - para visualizar a atividade cerebral por meio da injeção de um traçador.

As observações mostram que, em pessoas com fibromialgia, as células gliais apresentam ativação anormal em áreas do cérebro associadas a sintomas clássicos da doença (fadiga, dor, perda de memória, etc.); um fenômeno associado a um processo inflamatório. As células gliais circundam os neurônios, participam do controle de seu ambiente químico e elétrico, fornecem nutrientes, removem resíduos e fabricam mielina (bainha das fibras nervosas, que garante a transmissão adequada das informações). Seu papel é, portanto, extremamente importante, e uma interrupção de sua atividade pode prejudicar (muito) o funcionamento do cérebro.

Os pesquisadores afirmam que esta é a primeira vez que esse fenômeno é visto e que contradiz a hipótese de uma origem "psicológica" da fibromialgia. Além disso, ele identifica possíveis caminhos para o tratamento de uma doença muito complicada a ser gerenciada no momento.

texto original
https://www.passionsante.be/index.cfm?fuseaction=art&art_id=27328

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou da matéria? Ajudou-lhe de alguma forma? Deixe sua opinião e seu comentário: Agradecemos!