09 de julho de 2020
Por Pat Anson, Editor PNN
A realidade virtual (RV) terapêutica pode reduzir a dor crônica, melhorar o humor e ajudar as pessoas a dormir, de acordo com um pequeno estudo com 74 pacientes que vivem com fibromialgia ou dor lombar crônica.
A pesquisa, publicada online no JMIR-FR, é uma das primeiras a examinar a eficácia da terapia de RV quando auto-administrada em casa por pacientes com dor crônica. Foi financiado pela AppliedVR, uma empresa com sede em Los Angeles que está desenvolvendo conteúdo terapêutico de RV para ajudar a tratar a dor, depressão, ansiedade e outras condições.
“Pessoas com dor crônica muitas vezes têm acesso limitado a tratamento abrangente para a dor, que inclui medicina comportamental baseada em habilidades. Testamos se a RV autoadministrada em casa seria uma terapia eficaz para a dor crônica ”, disse Beth Darnall, PhD, psicóloga da dor que é consultora científica chefe da AppliedVR.
“Encontramos alto envolvimento e satisfação, combinados com reduções clinicamente significativas na dor e baixos níveis de efeitos adversos, apoiam a viabilidade e aceitabilidade para a RV baseada em habilidades em casa para dor crônica.”
Os participantes do estudo receberam fones de ouvido de RV e foram instruídos a ter pelo menos uma sessão diária durante 21 dias. Metade dos pacientes ouvia apenas programas de áudio, enquanto a outra metade assistia a programas “virtuais” nos quais podiam nadar com golfinhos, jogar ou mergulhar em belas paisagens.
Os programas são elaborados para ajudar os pacientes a aprender como controlar sua dor e outros sintomas usando terapia cognitivo-comportamental (TCC) para distraí-los e fazer com que sua dor pareça menos importante.
Uma amostra do que eles viram pode ser vista neste vídeo: (no início do texto)
No final do estudo, 84 por cento dos pacientes relataram que estavam satisfeitos com a terapia de RV, que funcionou significativamente melhor do que o formato apenas de áudio na redução de cinco indicadores principais de dor:
A intensidade da dor reduziu em média 30%
A atividade física melhorou 37%
Humor melhorou 50%
Sono melhorou 40%
Estresse reduzido em 49%
Estudos anteriores de RV apresentaram resultados semelhantes, mas se concentraram amplamente em pacientes em hospitais e clínicas.
“Este estudo é uma etapa fundamental para o avanço de uma terapêutica digital clinicamente comprovada, não invasiva e segura, como a RV para dor crônica, e demonstra que nossa plataforma é viável e eficaz”, disse Josh Sackman, cofundador e presidente da AppliedVR.
“Viver e controlar a dor crônica diariamente pode ser um desafio debilitante e caro, e muitos pacientes que sofrem dela podem se sentir desesperados e desesperados por qualquer alívio. Portanto, à medida que nos envolvemos e aceleramos pesquisas clínicas mais profundas, queremos que eles saibam que estamos comprometidos em fazer da RV um padrão reembolsável de tratamento para a dor. ”
Os produtos AppliedVR estão sendo usados em centenas de hospitais, mas atualmente estão disponíveis apenas para profissionais de saúde. A empresa recentemente fez uma parceria com a Universidade da Califórnia em San Francisco para estudar como a terapia de RV pode melhorar o atendimento ao paciente em populações carentes.
A AppliedVR também está conduzindo dois ensaios clínicos para verificar se a terapia de RV pode reduzir o uso de medicamentos opióides para dor aguda e crônica. O Instituto Nacional de Abuso de Drogas concedeu recentemente quase US $ 3 milhões em bolsas para financiar os testes.
A empresa está atualmente recrutando pacientes com dor lombar crônica para um teste de terapia de RV de 8 semanas. Fones de ouvido e outros materiais serão enviados gratuitamente aos participantes em suas casas. Nenhuma visita pessoal é necessária.
texto original
https://www.painnewsnetwork.org/stories/2020/7/9/virtual-reality-therapy-reduces-chronic-pain-at-home
Sensacional!🙏
ResponderExcluirQue ótima notícia. Gostaria de participar. Eu faço meus momentos semelhantes aqui também e o resultado tem sido satisfatório.
ResponderExcluir