Adicionar legenda |
Foi formada por pacientes e profissionais voluntários que, trazem informações e orientações de credibilidade a quem queira conhecer mais e melhor a Fibromialgia - CID 11 - MG30.01 Começamos em 2007 no antigo Orkut, encerradas as atividades em março/2023. IMPORTANTE: NOSSAS MATÉRIAS NÃO SUBSTITUEM, SOB QUALQUER PRETEXTO, A CONSULTA MÉDICA.
terça-feira, 30 de junho de 2020
Entrevista à TV BAND CIDADE - MA
segunda-feira, 29 de junho de 2020
LIVE: OS DESAFIOS DOS FIBROMIÁLGICOS EM TEMPOS DE PANDEMIA
sexta-feira, 26 de junho de 2020
Protocolado projeto de Lei n° 107/2020, de autoria do vereador Ricardo Diniz, proposto pela Abrafibro em São Luis - Ma!
quinta-feira, 25 de junho de 2020
LIVE: Os desafios dos fibromiálgicos em período de pandemia!
Projeto de Lei apresentado à Câmara Municipal de Itapecuru Mirim - Ma
quarta-feira, 24 de junho de 2020
GERENCIANDO A DOR CRÔNICA QUANDO VOCÊ ESTÁ PRESO EM CASA
À medida que a pandemia do COVID-19 continua, os pacientes com doenças crônicas podem descobrir que as ordens de ficar em casa representam desafios adicionais. Em muitas áreas, os cuidados médicos foram reduzidos a consultas, procedimentos, cirurgias e testes de diagnóstico, principalmente urgentes. Muitos pacientes com dor podem encontrar acesso a cuidados médicos ou tratamento mais limitado do que nunca. E encomendas para ficar em casa também podem significar gastar mais tempo com cônjuges, familiares ou colegas de quarto, o que pode adicionar ainda mais estresse ao que já é uma situação de muita ansiedade.
Se você está achando que ser sequestrado em casa parece dificultar ainda mais o tratamento da dor, aqui estão algumas sugestões para ajudá-lo a trabalhar nesse período:
- A telemedicina e a telessaúde fazem parte do novo normal no momento. Os médicos confiam na telemedicina mais do que nunca durante esta pandemia, e parece haver um aumento em outros serviços virtuais de saúde e bem-estar oferecidos. Além de ter sua consulta médica típica on-line ou por telefone, você também pode procurar outros recursos virtuais complementares de fisioterapeutas, conselheiros e terapeutas psicológicos, treinadores de vida, instrutores de ioga, instrutores de Pilates e nutricionistas. Para obter mais vínculos sociais, considere ingressar em um grupo de apoio on-line. Encontrar os recursos certos de telemedicina e telessaúde para sua situação específica pode ser complicado, e é sempre uma boa idéia conversar com seu médico antes de iniciar algo novo.
- Ficar em casa pode facilmente quebrar a estrutura e os limites normais aos quais estamos acostumados. Não sair de casa para ir ao trabalho ou executar as tarefas habituais pode significar mais tempo ocioso em casa. Tente combater isso criando um cronograma e alguma estrutura em torno do seu dia que combine com outras pessoas que estão em casa com você. Por exemplo, agende um horário para fazer as coisas juntos, como talvez preparar refeições, limpar a casa e assistir a um filme, enquanto cria espaço para que todos tenham tempo para si. Agora, pode ser mais difícil do que nunca encontrar tempo e espaço para atividades de autocuidado, como meditação ou exercício, então considere elaborar um plano com seus companheiros de casa que permita que você tenha um tempo importante para você.
- Existem alguns tratamentos médicos que precisam ser suspensos no momento. Por exemplo, a maioria dos especialistas recomenda o adiamento de procedimentos rotineiros da dor, como injeções epidurais de cortisona. Além do risco adicional de estar em uma instalação médica durante esse período, também existe o risco hipotético de que a exposição do corpo à cortisona adicionada possa diminuir sua resposta imune. Se houver tratamentos ou procedimentos médicos suspensos nos quais você normalmente confia para aliviar a dor, esse pode ser um momento difícil para você. Mas deixar sua angústia tirar o melhor de você durante esse período só tornará sua dor muito mais difícil de controlar; portanto, considere adicionar técnicas específicas de gerenciamento de estresse e ferramentas de relaxamento à sua rotina em casa.
- Sair de sua rotina habitual também pode ser uma chance de explorar novas idéias ou tratamentos que você pode não ter considerado. Nunca conversou com um psicólogo de controle da dor antes? Talvez seja um momento para experimentá-lo. As pesquisas feitas no aconselhamento em telemedicina pareciam muito boas até agora. Pode haver uma lista de coisas que você sempre quis examinar, mas nunca teve tempo. Essa pode ser a oportunidade de crescimento, desenvolvimento e exploração que você estava esperando.
Enquanto ficar em casa é o que é necessário agora, esse pode ser um momento realmente desafiador para aqueles com dor crônica. Considere recalibrar suas estratégias de gerenciamento da dor para que você possa voltar aos trilhos.
TeXTO ORIGINAL, CLIQUE AQUI:https://blogs.webmd.com/pain-management/20200408/managing-chronic-pain-when-youre-stuck-at-home
terça-feira, 23 de junho de 2020
Defensoria não precisa atender cidades onde ainda não esteja instalada
segunda-feira, 22 de junho de 2020
Fibromialgia e Dor Total
sexta-feira, 19 de junho de 2020
PROJETO DE DR. YGLESIO PREVÊ GRATUIDADE À PESSOAS COM FIBROMIALGIA NO TRANSPORTE PÚBLICO DO MARANHÃO
quinta-feira, 18 de junho de 2020
LIVE: FIBROMIALGIA E DOR TOTAL
quarta-feira, 17 de junho de 2020
Convite para o MOMENTO ECUMÊNICO da ABRAFIBRO em 18/06/2020
Nesta quinta-feira, 18/06/2020, nos reuniremos em nossa página para nosso MOMENTO ECUMÊNICO. ÀS 20h.
Todos são bem vindos! Todos os credos!
Junte-se a nós! #juntossomosmaisfortes
https://www.facebook.com/PagdaAbrafibro/
Assista ao convite de nossa presidente Sandras Santos. Contamos com sua participação!
Dúvidas sobre fibromialgia | Roberto Heymann
Assista a esta entrevista no canal do Dr Drauzio Varella!
Vale muito a pena!
sexta-feira, 5 de junho de 2020
Encerramento da Fase I da nossa Campanha "Apoio Familiar é o melhor remédio" com Sandra Santos e Simone E. Bombardi
quinta-feira, 4 de junho de 2020
Será que dor crônica tem cura? - com a Dra Maria Beatriz Campos dia 05/06/2020 às 19h
Com vocês a nossa voluntária, Dra Maria Beatriz Campos, que é médica ginecologista com qualificacao em colposcopia, pós graduação em dor e acupuntura - coordenadora geral do comite de ligas de dor do Brasil pela SBED ( sociedade brasileira para o Estudo da Dor) - coordenadora geral da liga interdisciplinar para o estudo da dor de curitiba (LIED) - medica do grupo da Dor do Hospital INC (instituto de neurologia de curitiba).
A Dra Maria Beatriz irá responder a esta questão e muitas outras nesta LIVE, então não deixem de participar e enviar suas perguntas e vamos juntos desvendar estes mistérios.
É a ABRAFIBRO cada vez mais perto de você!!!!