Como eu explico como é a fibromialgia
Stephenie Hamen
15 de janeiro de 2020
Mulher cansada, olhando para a xícara de café.
Alguém uma vez me pediu para descrever como é a fibromialgia. Bem, não apenas uma pessoa, mas comecei a pensar em como explicar quando a primeira pessoa perguntou. Com o tempo, minha descrição se transformou um pouco, mas eu encontrei uma descrição que as pessoas parecem entender mais.
Há muitas maneiras diferentes de a fibromialgia afetar as pessoas - podemos ter o mesmo diagnóstico, mas a jornada, os sintomas e as experiências de todos são diferentes. Eu contei às pessoas sobre a "teoria das colheres", bem como outras descrições. Este, no entanto, parece funcionar melhor para mim.
Quando as pessoas me perguntam agora sobre a minha fibromialgia, percebo que elas não estão sendo intrometidas - elas são realmente curiosas e / ou preocupadas. Em vez de simplesmente exagerar com uma resposta de uma frase, dou a eles alguns minutos para ajudá-los a ter um vislumbre, sem assustá-los. Aqui está como vai:
Um dia eu acordei e pensei que estava pegando gripe. Eu tinha toda aquela dor, me sentia exausto e cansado, além de estar enevoado - era como andar na neblina. Todos nós já tivemos isso, certo? Geralmente é a primeira indicação de que um inseto desagradável está prestes a se instalar e atrapalhar alguns dias de nossa vida. Podemos pegar alguma coisa, na esperança de mantê-la afastada, mas geralmente é tarde demais e estamos deprimidos até que passe. Pode ser um problema estomacal. Pode ser um resfriado. Podemos ganhar na loteria e conseguir as duas ao mesmo tempo. Seja o que for, no entanto, temos aquele dia de toda a excentricidade para nos preparar para o que está por vir.
Agora, imagine acordar nesse estado pré-gripe todos os dias. Como todo mundo. Solteiro. Dia.
Alguns dias são melhores que outros. Alguns dias parece uma gripe completa. Outros dias eu sou muito bom e continuo meu dia. Existem crises que causam problemas adicionais com pontos de dor específicos, problemas de IBS, enxaquecas e muito mais, mas o dia normal é como caminhar, trabalhar, viver, amar, rir, rir e chorar em um estado pré-gripe. Esta ilustração parece trazê-lo para casa para as pessoas - todos tiveram aqueles dias ruins, por isso é fácil para eles se relacionarem com essa ilustração de como é.
Felizmente, meu atual regime de medicação funciona bem para manter minha fibromialgia mais gerenciável e tolerável. Para algumas pessoas, é muito pior, por isso sou abençoado por ter encontrado ótimos médicos e ter conseguido chegar a um nível que me permita viver minha vida sem ônus.
Texto original
https://www.yahoo.com/lifestyle/explain-fibromyalgia-feels-035923700.html
Exatamente. Excelente explicação.
ResponderExcluirEu digo que é como se eu tivesse com dengue.
ResponderExcluir