quinta-feira, 16 de janeiro de 2020

Cronicamente doente: violência duplica risco.


As mulheres afetadas são freqüentemente afetadas pela fibromialgia e síndrome da fadiga

Birmingham

Gewaltopfer: mehr chronische Krankheiten (Foto: pixelio.de, Gabriele Remscheid)
Vítimas de violência: mais doenças crônicas (Foto: pixelio.de, Gabriele Remscheid)

(pte001 / 09.12.2019 / 06: 00) - As mulheres afetadas pela violência doméstica têm duas vezes mais chances de sofrer de doenças crônicas que causam dor em todo o corpo e cansaço extremo. Esta é a conclusão alcançada por pesquisadores da Universidade de Birmingham http://birmingham.ac.uk e da Universidade de Warwick http://warwick.ac.uk. Os afetados têm quase duas vezes mais chances de desenvolver fibromialgia e síndrome da fadiga crônica. Os detalhes foram publicados no "Journal of Interpersonal Violence".

18.547 conjuntos de dados avaliados

Para o primeiro estudo desse tipo, os prontuários médicos de clínicos gerais foram avaliados para 18.547 vítimas de violência doméstica entre 1995 e 2017. Esses dados foram comparados aos de 74.188 mulheres que não tiveram essa experiência. Resultado: o risco de fibromialgia e síndrome da fadiga crônica foi duas vezes maior. Fatores que podem influenciar esse relacionamento foram levados em consideração. A fibromialgia ocorreu na proporção de 1,73 e a síndrome da fadiga crônica na proporção de 1,91.

Um estudo recente liderado pela Universidade de Birmingham havia mostrado anteriormente que as vítimas de violência doméstica têm três vezes mais chances de ter sérios problemas de saúde mental. Segundo o diretor de pesquisa Joht Singh Chandan, o abuso doméstico é um problema de saúde global que afeta uma em cada três mulheres.

Uma em cada três mulheres britânicas afetadas

Somente no Reino Unido, as estimativas atuais sugerem que 27,1% das mulheres sofrem alguma forma de violência doméstica. Muito disso pode ser atribuído a atos de violência cometidos por um parceiro na vida. Considerando a frequência de violência doméstica e o fato de que pacientes com fibromialgia e síndrome da fadiga crônica são frequentemente diagnosticados tardiamente devido à falta de conhecimento sobre as causas dessas doenças, é importante que os médicos saibam que existe um risco maior de desenvolver essa doença.

(Fim)
Lançado por: pressetext.redaktion
Pessoa para contato: Moritz Bergmann
Tel.: + 43-1-81140-300
E-mail: bergmann@pressetext.com
Website: www.pressetext.com
pressetext.redaktion

texto original


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou da matéria? Ajudou-lhe de alguma forma? Deixe sua opinião e seu comentário: Agradecemos!