quinta-feira, 22 de março de 2018

NUTRIÇÃO E FIBROMIALGIA - nr. 2

Foi realizado um estudo em Londrina intitulado “A INFLUÊNCIA DA ALIMENTAÇÃO NA DIMINUIÇÃO OU NO AGRAVAMENTO DOS SINTOMAS APRESENTADOS EM PACIENTES DE FIBROMIALGIA” com o objetivo de verificar o impacto da alimentação sobre a fibromialgia.


Neste estudo, em que foram entrevistadas 50 pacientes fibromiálgicas, foi verificado um alto consumo de cafeína e um baixo consumo de peixes e azeite (gorduras saudáveis), foi visto também que muitas pacientes tinham obesidade ou sobrepeso.
No artigo ainda, foi citado que os pacientes com fibromialgia devem atentar à quantidade e a qualidade dos alimentos ingeridos e, assim manter um peso adequado, o que melhora a qualidade de vida destes pacientes. Uma dieta rica em antioxidantes e anti-inflamatórios e moderada em sal, óleos, gorduras e café vão auxiliar no gerenciamento do peso e no sono.
As citações sobre alimentação e fibromialgia no artigo foram, em resumo:
•    Diminuir o consumo de cafeína: para melhorar o sono
•    Diminuir o consumo de sal, açúcar, álcool e gordura: para diminuir sobrepeso e ocorrência de doenças crônicas como diabetes, hipertensão, hipercolesterolemia, entre outras.
•    Aumentar consumo de B6, B12 e ácido fólico: pois é comum a deficiência destas vitaminas nestes pacientes.
•    Aumentar consumo de vitamina C e potássio: devido ao uso prolongado de analgésicos.
•    Aumentar consumo de cálcio e magnésio: que estão envolvidos na contração muscular
•    Aumentar o consumo de triptofano: que é precursor de serotonina

Enfim, são muitas as vantagens de uma alimentação equilibrada na qualidade de vida dos portadores de fibromialgia! Procure seu Nutricionista.


Fonte: A Influência da Alimentação na Redução ou no Agravamento dos Sintomas Apresentados em Pacientes Portadores de Fibromialgia. Larissa Renata Siena, Lucievelyn Marrone. Revista Saúde e Pesquisa, v.3,n.3,p. 339-343, 2010.

Dra. Elisabete Rocha - Nutricionista voluntária na Abrafibro 
CRN 20001001714
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou da matéria? Ajudou-lhe de alguma forma? Deixe sua opinião e seu comentário: Agradecemos!