segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Laser e ultrassom tratam paciente acometida por fibromialgia

23 de Fevereiro de 2018

Após a aplicação de um protótipo que conjuga o uso de laser com ultrassom, nas palmas das mãos de uma paciente de 61 anos que tem fibromialgia, pesquisadores do Grupo de Óptica do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP) notaram o desaparecimento das dores que eram acarretadas em 15 regiões do corpo da voluntária.

O Dr. Antonio Eduardo de Aquino Junior, coordenador da pesquisa, explica que o diagnóstico de fibromialgia somente pode ser positivo quando são descartadas as possibilidades do paciente ter osteoartrite, lúpus, gota e psoríase sistêmica – doenças que também causam dores semelhantes às provocadas pela fibromialgia.


Segundo o pesquisador, os casos de fibromialgia podem ser tratados com o uso de medicamentos “pesados” que amenizam dores e relaxam os músculos, ao passo que, muitas vezes, são receitados remédios para ansiedade e depressão. Além de fármacos, o tratamento pode envolver a prática de exercícios físicos, reeducação nutricional, acompanhamento psicológico e hidroterapia (atividades desenvolvidos com água). Entretanto, segundo Aquino, em virtude de crises agudas de dor, muitos pacientes não conseguem iniciar exercícios físicos e hidroterapia, porque as dores impedem a realização dessas ações.

Ação sistêmica
De acordo com o coordenador da pesquisa, normalmente, as aplicações de ultrassom e laser são feitas diretamente nos pontos em que o paciente sente dor (locais chamados de pontos gatilho ou tender points), e a ideia de se aplicar luz e ultrassom conjugados apenas nas palmas das mãos foi baseada em um artigo no qual se relatava que essas regiões de pacientes com fibromialgia continham um número maior de células sensoriais, em relação às de pacientes que não tinham a doença.
(Foto: Juliana Amaral, Daniel Marques Franco, Antonio Eduardo de Aquino Junior e Vanderlei Salvador. Bagnato Fibromyalgia Treatment: A New and Efficient Proposal of Technology and Methodological – A Case Report. J Nov Physiother 2018, 8:1.)

Da esquerda à direita: Daniel, Antonio Aquino e Juliana (Foto: arquivo pessoal)

Após dez sessões de aplicação de laser e ultrassom (três minutos em cada palma da mão), realizadas duas vezes por semana, as dores da voluntária que participou desse estudo cessaram em todos os pontos e a qualidade de vida da paciente teve uma melhora de 335%. Em uma escala de 0 a 10 (sendo que 10 representava o grau máximo de dor), no início do tratamento, a paciente classificou suas dores com nível 9; no final, a sensação de dor caiu para 0 – os resultados da pesquisa foram publicados no Journal of Novel Physiotherapies, trazendo a assinatura de Aquino, do Prof. Dr. Vanderlei Salvador Bagnato (docente do IFSC/USP e orientador do estudo) e dos fisioterapeutas da Unidade, Daniel Franco e Juliana Amaral.

Segundo Aquino, a aplicação de ultrassom e laser conjugados culmina na ampliação do potencial anti-inflamatório de ambos os recursos, retomando a homeostase corporal (equilíbrio no organismo) e controlando a dor. Para o pesquisador do Instituto, até recentemente a aplicação combinando os dois tratamentos era inimaginável por uma questão operacional, pois nenhum equipamento proporcionava a associação dessas aplicações. No entanto, de acordo com o pesquisador, o protótipo em questão, que foi desenvolvido no Grupo de Óptica, viabilizou a obtenção do melhor resultado do laser e do ultrassom, simultaneamente.

Sabendo que o uso de laser associado ao do ultrassom pode amenizar os sintomas da fibromialgia, ao passo que seu objetivo agora é verificar qual metodologia pode fornecer melhor ação no tratamento, Aquino tem comparado resultados de aplicações que às vezes são feitas apenas com o uso de laser e que em outros momentos são executadas somente com ultrassom.

(Imagem em destaque: PesquisaPress)

J Nov Physiother, an open access journal
ISSN:2165-7025


Fonte:  https://www2.ifsc.usp.br/portal-ifsc/laser-e-ultrassom-tratam-paciente-acometida-por-fibromialgia/

quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

Como encontrar medicamentos mais baratos



O dia a dia da maioria dos pacientes com fibromialgia, e outras doenças crônicas, precisam de medicamentos de uso contínuo.

Todos os meses fazemos várias pesquisas... É, em nosso país não temos políticas públicas que abranjam todas as doenças crônicas.

Abaixo vamos dar algumas dicas importantes e sites para pesquisa.



É preciso que cada paciente faça a melhor pesquisa na busca de preços mais baixos, de acordo com suas necessidades.

Organize sua pesquisa. Escreva numa folha de papel, o nome dos medicamentos que deseja pesquisar. Assim, você não se perde ou deixa de anotar informação importante.

Antes de ir à Farmácia/Drogaria telefone, para saber se o medicamento está disponível... se tem em estoque. Assim você evita uma saída desnecessária.
 A maioria dos medicamentos necessitam da apresentação da receita médica. Sendo assim, é preciso ir à Farmácia/Drogaria para compra-los. A ANVISA (órgão do governo que determina como devem ser feitas as vendas, não autoriza a venda pela internet, de medicamentos que precisam da apresentação da Receita, e com data de validade em dia (no máximo com 30 dias corridos da data da prescrição). Ou seja, se você tem a receita com data de 22 de fevereiro de 2018, sua validade vai até o dia 24.03 – lembrando que fevereiro só terá 28 dias. Certo?
Se a data da receita ultrapassar este prazo, você precisará ir ao médico para obter nova receita.

Pergunte ao seu médico se o medicamento prescrito pode ser substituído pelo Genérico, outro Similar ou Equivalente. Há uma boa diferença de preços nestes casos. Se for possível, ele precisará escrever o nome dos medicamentos que você pode comprar, sem prejuízo do efeito esperado. Se não estiver escrito na receita, você só poderá comprar o que estiver prescrito.


Esperamos que estas informações possam ajudar ou orientar você, que deseja fazer pesquisa de preços, antes de ir a farmácia/drogaria para comprar.

*Importante lembrar de não usar medicamentos sem prescrição e acompanhamento médico.


Vamos as dicas...



 
Esperamos que estas dicas possam ajuda-los a fazer sua compra com economia, rapidez e sem perda de tempo.


Se você tiver alguma outra sugestão, escreva para nós. Envie para nosso e-mail abrafibro@gmail.com .

É muito bom compartilhar conhecimento e assim ajudar o próximo.
#JuntosSomosMaisFortes