- Fibromialgia é visto em 2% -4% da população em geral, mas controvérsias envolvem
- à sua patogenia, tratamento, bem como a sua própria existência.
- Esta foi uma crítica e síntese da literatura médica.
- A fibromialgia é caracterizada por dor crônica generalizada, problemas do sono (incluindo o sono não reparador), esgotamento físico e dificuldades cognitivas.
- Em 1990, o diagnóstico de fibromialgia pelo American College of Rheumatology (ACR), era necessária a existência de múltiplos pontos dolorosos e dor crônica generalizada.
- Em 2010, a ACR revisou sua classificação diagnóstica pela exclusão de pontos sensíveis, permitindo a dor menos extensa, e mais dependência de sintomas somáticos relatados pelo paciente e dificuldades cognitivas.
- A patogênese da fibromialgia imagina-se ser por envolverem fatores biológicos e psicossociais e a interação entre eles, mas os detalhes não são claros.
- O diagnóstico requer a história do conjunto de sintomas como mencionado acima e a exclusão de uma doença somática que explica os sintomas através de exame médico.
- tratamentos multimodais são recomendadas e englobam tanto não farmacológico, bem como o tratamento farmacológico destinado a sintomas individuais, incluindo a dor, fadiga, problemas do sono e os problemas de humor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O que achou da matéria? Ajudou-lhe de alguma forma? Deixe sua opinião e seu comentário: Agradecemos!