Foi formada por pacientes e profissionais voluntários que, trazem informações e orientações de credibilidade a quem queira conhecer mais e melhor a Fibromialgia - CID 11 - MG30.01 Começamos em 2007 no antigo Orkut, encerradas as atividades em março/2023. IMPORTANTE: NOSSAS MATÉRIAS NÃO SUBSTITUEM, SOB QUALQUER PRETEXTO, A CONSULTA MÉDICA.
sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014
DSM-5 critérios desnecessários na fibromialgia: Dizem especialistas
Praticamente todos os pacientes com fibromialgia seriam classificados como tendo uma doença mental, sob novos critérios do DSM- 5 para o transtorno de sintoma somático, um estudo confirma .
Seus autores deram um questionário de gravidade dos sintomas somáticos para mais de 6.200 pacientes com diagnóstico de fibromialgia, artrite reumatoide e osteoartrite .
Eles descobriram que 90% dos pacientes com fibromialgia tiveram escores no nível alto , de acordo com um diagnóstico de transtorno sintoma somático, conforme os critérios do DSM- 5.
Uma parcela substancial de pacientes com artrite reumatoide também se reuniu com o limite e também pode ser considerado como tendo uma doença mental sob DSM- 5, os investigadores dos EUA e Alemanha , disseram .
Os autores apontam para a subjetividade essencial dos critérios, que incluem " pensamentos desproporcionais e persistentes sobre a seriedade dos próprios sintomas"; "persistentemente elevado nível de ansiedade sobre a saúde ou sintomas" e "tempo excessivo e energia dedicada a esses sintomas".
Escrevendo na revista PLoS One, os autores disseram que era provável que alguns assessores classificariam a fibromialgia ou pacientes com AR como "desproporcionais" em sua preocupação sobre os seus sintomas, enquanto outros consideram os mesmos pacientes como mostrando preocupação razoável.
"Por isso, é possível que a presença de uma doença mental pode depender mais do examinador que do paciente", comentaram .
"Estamos duvidosos que a abordagem DSM -5 possa distinguir válida e confiável o que os pacientes com fibromialgia apresentem e que não são doentes mentais , particularmente em ambientes de cuidados clínicos onde o diagnóstico virá com mais frequência a partir de generalistas", concluíram.
Fonte: http://www.rheumatologyupdate.com.au/latest-news/dsm-5-criteria-useless-in-fibromyalgia-experts
*O que é DSM-5: Dicionário de Saúde Mental 5.ª edição ou DSM-5 é um manual diagnóstico e estatístico feito pela Associação Americana de Psiquiatria para definir como é feito o diagnóstico de transtornos mentais. Usado por psicólogos, médicos e terapeutas ocupacionais. A versão atualizada saiu em maio de 2013 e substitui o DSM-IV criado em 2000. Desde o DSM-I criado em 1952, esse manual tem sido uma das bases de diagnósticos de saúde mental mais usados no mundo.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/DSM-5
O DSM 5 classifica como a fibromialgia? definição. Não encontrei
ResponderExcluir