sábado, 28 de dezembro de 2013

Exercícios alivia efeitos colaterais sexuais dos antidepressivos em mulheres

10 de Dezembro de 2013 - Uma nova pesquisa da Psicologia e, que pode ter importantes implicações para a saúde pública e para aliviar alguns efeitos colaterais dos antidepressivos, mostra que o envolvimento em exercícios na hora certa melhora significativamente a função sexual em mulheres que tomam antidepressivos.


O estudo publicado on line em Depressão e Ansiedade mostram que a disfunção sexual pode ser tratadas, com eficácia, com uma receita de baixo custo, não invasiva de exercícios moderadamente intensos.
"Estes resultados têm implicações importantes para a saúde pública, com exercícios num tratamento para efeitos colaterais sexuais, acessível, barato e não adiciona a carga de cuidados" diz Tiernex Lorenz, um pesquisador de pós-doutorado da Universidade de Indiana. Ele realizou o estudo na Universidade do Texas em Austin, com o professor de Psicologia Cindy Meston.

Os pesquisadores recrutaram 52 mulheres que relataram efeitos colaterais sexuais com antidepressivos. Durante as três primeiras semanas de estudo, as participantes estiveram envolvidas em atividades sexuais com nenhum exercício. No segundo experimento as participantes completaram três semanas de exercícios imediatamente após a atividade sexual ou três semanas de exercícios não programados para isso.
Todas elas também se envolveram na atividade sexual e, 30 minutos  de treinamento de exercícios de força, cardio vascular três vezes por semana. Os dois grupos em seguida inverteram os papeis na última experiência. As mulheres que se exercitavam regularmente foram convidadas a adicionar três sessões extras para sua rotina de treino.

Os resultados mostraram que 40 minutos de exercício antes da relação podem reduzir o efeito das drogas que diminuem a libido. Eles foram baseados em avaliações de auto-relato das participantes sobre sua libido na atividade sexual. Satisfação e saúde psicológica antes e depois do experimento. Elas também relataram cada evento sexual em diários on line  de acordo com os resultados, comprometendo-se a uma rotina de exercícios a melhora da função do do orgasmo regular em todas as mulheres. No entanto, aquelas que se exercitavam imediatamente antes do sexo experimentaram a libido significativamente mais fortes e melhorias gerais no funcionamento do sexo.

Exercícios de intensidade moderada ativa o sistema nervoso simpático, que facilita o fluxo sanguíneo para a região genital. 
Os antidepressivos deprimem esse sistema. Agendar atividades sexuais regulares e exercícios podem ser um ferramenta eficaz para aliviar os efeitos secundários adversos, diz Lorenz.

"Considerando a grande prevalência de efeitos colaterais sexuais com antidepressivos e, a falta de opções de tratamento para aquelas que experimentam estes efeitos perturbadores, este é um passo importante no tratamento da disfunção sexual entre mulheres que usam antidepressivos." diz Lorenz


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou da matéria? Ajudou-lhe de alguma forma? Deixe sua opinião e seu comentário: Agradecemos!