Seja Bem Vindo ao Universo do Fibromiálgico

A Abrafibro - Assoc Bras dos Fibromiálgicos traz para você, seus familiares, amigos, simpatizantes e estudantes uma vasta lista de assuntos, todos voltados à Fibromialgia e aos Fibromiálgicos.
A educação sobre a Fibromialgia é parte integrante do tratamento multidisciplinar e interdisciplinar ao paciente. Mas deve se estender aos familiares e amigos.
Conhecendo e desmistificando a Fibromialgia, todos deixarão de lado preconceitos, conceitos errôneos, para darem lugar a ações mais assertivas em diversos aspectos, como:
tratamento, mudança de hábitos, a compreensão de seu próprio corpo. Isso permitirá o gerenciamento dos sintomas, para que não se tornem de difícil do controle.
A Fibromialgia é uma síndrome, é real e uma incógnita para a medicina.
Pelo complexo fato de ser uma síndrome, que engloba uma série de sintomas e outras doenças - comorbidades - dificulta e muito os estudos e o próprio avanço das pesquisas.
Porém, cientistas do mundo inteiro se dedicam ao seu estudo, para melhorar a qualidade de vida daqueles por ela atingidos.
Existem diversos níveis de comprometimento dentro da própria doença. Alguns pacientes são mais refratários que outros, ou seja, seu organismo não reage da mesma forma que a maioria aos tratamentos convencionais.
Sim, atualmente compreendem que a síndrome é "na cabeça", e não "da cabeça". Esta conclusão foi detalhada em exames de imagens, Ressonância Magnética Funcional, que é capaz de mostrar as zonas ativadas do cérebro do paciente fibromiálgico quando estimulado à dor. É muito maior o campo ativado, em comparação ao mesmo estímulo dado a um paciente que não é fibromiálgico. Seu campo é muito menor.
Assim, o estímulo dispara zonas muito maiores no cérebro, é capaz de gerar sensações ainda mais potencialmente dolorosas, entre outros sintomas (vide imagem no alto da página).
Por que isso acontece? Como isso acontece? Como definir a causa? Como interromper este efeito? Como lidar com estes estranhos sintomas? Por que na tenra infância ou adolescência isso pode acontecer? Por que a grande maioria dos fibromiálgicos são mulheres? Por que só uma minoria de homens desenvolvem a síndrome?
Estas e tantas outras questões ainda não possuem respostas. Os tratamentos atuais englobam antidepressivos, potentes analgésicos, fisioterapia, psicoterapia, psiquiatria, e essencialmente (exceto com proibição por ordem médica) a Atividade Física.
Esta é a parte que têm menor adesão pelos pacientes.
É dolorosa no início, é desconfortante, é preciso muito empenho, é preciso acreditar que a fase aguda da dor vai passar, trazendo alívio. Todo paciente precisa de orientação médica e/ou do profissional, que no caso é o Educador Físico. Eles poderão determinar tempo de atividade diária, o que melhor se adequa a sua condição, corrige erros comuns durante a atividade, e não deixar que o paciente force além de seu próprio limite... Tudo é comandado de forma progressiva. Mas é preciso empenho, determinação e adesão.

TRADUTOR

sábado, 18 de agosto de 2012

Detecting Fibromyalgia

Detecting Fibromyalgia

Tradução livre do Google... abaixo.


Detectando Fibromialgia

Controvérsia e descrença pela profissão médica tem sido associada a fibromialgia, simplesmente porque evidência objectiva na forma de raios X ou biópsias não pode ser encontrado.No entanto, com o uso de termografia, ou a medição do calor produzido por áreas do corpo, a síndrome é agora mais amplamente aceite por muitos, mas não todos, os médicos.
O que é fibromialgia?
Fibromialgia (fibrosite, myofibrocytis) é uma doença crônica, condição muscular dolorosa, caracterizada por dor nos músculos esqueléticos, tendões (que ligam os músculos aos ossos), ligamentos (que ligam os ossos aos ossos) e outros e bursa (saco-como estruturas que são preenchidos com fluido sinovial e fornecer lubrificação e nutrição para articulações). Recentemente, muito se tem escrito sobre esta desordem em revistas de saúde e jornais. Embora Hipócrates descrita pela primeira vez fibromialgia, foi apenas nos últimos anos muita atenção (e credibilidade), foi dada a esta síndrome.
Os sintomas
da fibromialgia é caracterizada por dor muscular generalizada e rigidez que dura mais de três meses, o sono pobre, com fadiga e rigidez matinal, sensibilidade em 11 dos 18 locais específicos, e os resultados dos testes de sangue normais. As áreas mais comuns são dolorosas da coluna cervical baixa, o ombro, a segunda costela, braço, nádegas e no joelho. Estes sintomas são muitas vezes agravada pelo stress ou uma mudança no tempo. Depressão, o que pode ser devido a um desequilíbrio químico no cérebro ou o desenvolvimento de dor crónica, é comum com fibromialgia. Praticamente toda a atividade física não só aumenta as queixas do paciente de dor, mas também faz com que os próximos dias miserável, produzindo dor muscular intensa.
Causas
Fibromialgia pode ser causada por trauma físico (por exemplo, um acidente de automóvel, uma queda súbita, ou até mesmo o trauma da cirurgia com anestesia geral).Este transtorno terrível também pode começar depois de uma doença como a gripe. Frequentemente, as mulheres experimentam os efeitos da fibromialgia, devido a alterações hormonais após uma histerectomia ou em todo o tempo do início da menopausa. Além disso, o trauma emocional repentino da perda de um ente querido pode desencadear a fibromialgia.
Muitos "especialistas" acham que os efeitos da fibromialgia apenas as pessoas com "um tipo" personalidades, mas esta noção não foi demonstrada quer por estatísticas ou pela experimentação científica. Ele pode atormentar as pessoas com todos os tipos de personalidades e estilos de vida, todas as faixas etárias e em todos os estados de saúde. No entanto, muitas pessoas que sofrem com a fibromialgia também sofrem com a ATM.
Condições Associadas à fibromialgia *
Muitas outras condições físicas são frequentemente encontrados junto com fibromialgia. Cada um destes pode ocorrer separadamente e fazer, no entanto, eles também são muito comumente associada com fibromialgia.
ATM : Muitos pacientes que sofrem com problemas de ATM também doente com fibromialgia.Infelizmente, muitos médicos (1) não reconhecem ou ATM ou fibromialgia ou (2) deixar de ver a ligação destas duas síndromes dolorosas. Fibromialgia quase sempre intensifica os sintomas dolorosos da ATM e quando uma ou ambas as articulações temporomandibulares são deslocados, a dor da fibromialgia no pescoço e parte superior das costas é muito ampliado. Ambos ATM e fibromialgia produzir semelhantes sintomas dolorosos nos músculos do pescoço, ombros, costas, rosto e cabeça, bem como muitas vezes causando tontura.
Síndrome de Fadiga Crônica : Esta desordem neurológica, como fibromialgia e ATM, muitas vezes é diagnosticada e na melhor das hipóteses, mal compreendido por muitos médicos. Além da fadiga crônica, CFS, como fibromialgia, produz dor e fraqueza muscular.
Síndrome do Cólon Irritável : Quase a metade de todos os pacientes com fibromialgia têm cólicas intestinais frequentes, diarreia grave e dor abdominal grave.
Depressão : Como acontece com a maioria das condições que produzem a dor crônica, a depressão é um problema comum na fibromialgia. Sintomas de depressão mais comuns incluem um sentimento de baixa auto-estima, desamparo, desesperança, falta de apetite, perda do desejo sexual, insônia, choro frequente, e falta básica de incentivos na vida.
Transtorno de Ansiedade e ataques de pânico : Muitas vezes, os que sofrem com a fibromialgia também experimentam extrema ansiedade e ataques de pânico, especialmente à noite.Eles podem despertar em terror, com o coração batendo rápido, sentindo seu peito apertado com um sentimento como se a respiração é impossível. O paciente sente-se convencido de que ele vai morrer. Existem muitas causas de tais ataques, e talvez alterações em determinados químicos do organismo produzidas em excesso com fibromialgia pode ser uma causa.
Problemas de concentração e de memória : Como aqueles que sofrem com a ATM grave, paciente com fibromialgia frequentemente relatam dificuldade de pensamento e até mesmo lembrar. Eles muitas vezes se esquecem de onde eles estacionaram o carro no shopping, por exemplo. Fatos simples e os números são frequentemente esquecidos. Compreensivelmente, uma grande frustração muitas vezes acompanha esses problemas de memória.
Bexiga Irritável : Aqueles com fibromialgia queixam-se frequentemente de urinar freqüente, dolorosa. Embora eles se sentem como se sua bexiga está infectado, exames de urina e sangue são negativos.
Prolapso mitral Valor : Pode haver uma correlação estatística com aqueles que sofrem com prolapso valor mitral (uma fraqueza no valor mitral do coração) e fibromialgia. Uma vez que o valor mitral é principalmente de tecido conjuntivo fibroso, talvez, o mesmo processo que os efeitos de outros tecidos conjuntivos do corpo (por exemplo, músculos, ligamentos, tendões e bursas) também prejudica o valor mitral do coração. *
Doença fibrocística da mama e endometriose : Embora não haja explicação conhecida (ainda!), tanto a doença fibrocística da mama e endometriose são vistos frequentemente em mulheres com fibromialgia *.
* Pellegrino, MJ. Fibromialgia: Gestão da Dor. Columbus: Anadem Publishing, 1993.
Tratamento
O tratamento da fibromialgia é fisioterapia,  injeções anestésicos gatilho ponto, gestão do stress, não-esteróides anti-inflamatórios, mudanças alimentares e medicamentos antidepressivos, especialmente na hora de dormir. Recentemente, tem havido uma série de pesquisas sobre o uso de ervas e remédios homeopáticos (por exemplo, a vitamina C, Rhux Tox melatonina, 6x, magnésio e muitos outros) no tratamento da fibromialgia. Um excelente artigo abordar esta e outras questões sobre fibromialgia apareceu no boletim de janeiro de 1996 da fibromialgia EUA Association (detalhes são apresentados a seguir sobre a Associação). O exercício físico, seguida por alongamento, e seguido pela aplicação de gelo, é muito benéfico. Uma das piores coisas que quem sofre de fibromialgia pode fazer é tornar-se sedentário e inativos. Você só vai ganhar peso, tornar-se deprimido, e perder todo o desejo de participar da vida.
ATM e fibromialgia
Muitos sofrem de fibromialgia também sofrem com problemas de ATM. Na verdade, cada um desses transtornos faz o outro muito pior do que se estivesse sozinho. Quando um ou ambos os ATMs são atingidos, os músculos da cabeça e pescoço automaticamente enrijecem, desenvolvem pontos de gatilho, e entre outros sintomas, intensifica os sintomas de fibromialgia. Infelizmente, muitos médicos que efetivamente tratam a fibromialgia, não entendem ou reconhecem ATM e vice-versa. Além disso, muitos pacientes que sofrem com a ATM tem sido diagnosticado como tendo fibromialgia.
Para mais informações sobre a fibromialgia, entre em contato :
EUA FIBROMIALGIA ASSOCIAÇÃO
PO Box 20408 Columbus, OH 43220
Telefone: (614) 764-8010 :            (614) 764-8010      

© 2012 Termografia Centro de Montana |

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou da matéria? Ajudou-lhe de alguma forma? Deixe sua opinião e seu comentário: Agradecemos!