terça-feira, 27 de março de 2012

POR QUE SORRIR FAZ BEM???


Pode parecer uma pergunta boba, não?

Mas não é!

Se descobrirmos os benefícios que recebemos num simples ato... o de SORRIR!

Quer descobrir por quê?

Então leia:

Melhore sua vida, sorrindo!

Sorria!



Sorrir ajuda a pessoas de todas as idades a viver um dia melhor. Sorrir espanta a melancolia, a tristeza e o mau humor... Rir faz bem à sua saúde, à sua vida familiar e profissional.

Psiquiatras, psicólogos e fisioterapeutas já declararam que sorrir, rir e gargalhar ajuda o paciente em tratamento de uma das doenças mais graves dos nossos dias: a depressão. Especialistas em terapia ocupacional para idosos recomendam a risoterapia para melhorar o equilíbrio mental e a auto-estima do idoso.

O ato de sorrir involve 28 músculos faciais (e às vezes, outros... - quem já nao se molhou de tanto rir?). Rir é, de fato, um anti-depressivo natural, pois o ato de sorrir em si faz com que o cérebro produza endorfinas - substâncias químicas semelhantes à morfina, que ao se propagar pelo corpo do invidíduo risonho produz uma sensação de bem-estar físico e emocional.

Sorrir também é recomendado por especialistas das áreas de vendas, marketing e recursos humanos. Um sorriso franco e espontâneo revela segurança, o que, sem dúvida, abre portas para o profissional.

Risoterapia

Para quem quer praticar uma risoterapia rápida, seguem algumas sugestõs para ativar o seu lado risonho:

  • Assista uma comédia
  • Assista um dos desenhos do Pateta
  • Leia piadas online
  • Faça uma festa com amigos, perucas e assessórios
  • Ligue para aquele(a) amigo(a) palhaço(a)
  • Assista algumas crianças interagirem
  • Coloque seu animal de estimação na frente de um espelho
  • Lembre-se com um amigo de uma situação engraçada que viveram juntos

Fonte: http://www.viverzen.com/saude/dicas_saude.php

Outra fonte....

Rir é o melhor remédioLevar tudo na esportiva, achando graça da vida (e até de si mesma!), é o caminho para viver bem. E tem mais: ainda funciona como um antídoto poderoso contra o envelhecimento da pele

SIMONE CUNHA

Quem nunca ouviu a canção que diz: "É melhor ser alegre que ser triste, a alegria é a melhor coisa que existe"? Pois não se trata só de rima. Há muito tempo se sabe que o ato de sorrir carrega propriedades terapêuticas, no entanto apenas recentemente ele ganhou aval científico na prevenção e no combate de doenças. O especialista em medicina estética Fábio Alex Marques, de São Paulo, lembra que no século 4 a.C. Hipócrates já usava a risoterapia na cura de seus pacientes, por meio de jogos e brincadeiras. "Os pensamentos bem-humorados operam maravilhas no organismo: regulam os níveis hormonais, aumentam a atividade imunológica e estimulam a produção de endorfina, substância responsável pelo bem-estar e que também protege o aparelho cardiovascular e tem ação antienvelhecimento", explica.


ALEGRIA ANTI-RUGAS

Quando você fica nervosa, ansiosa ou angustiada, involuntariamente contrai a musculatura do rosto, e, com o tempo, desenvolve as rugas e acelera o processo de degeneração da pele. "Ao sorrir, relaxamos, aliviamos a tensão e colocamos para trabalhar as dezenas de músculos que respondem pelas expressões faciais", comenta Marcius Mattos Ribeiro Luz, acupunturista e professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Isso melhora a tonicidade e diminui a tendência à flacidez da derme. O sorriso também promove a vascularização e a oxigenação da cútis, deixando-a nutrida e com uma aparência jovial. O dermatologista Otávio R. Macedo (SP) concorda: "Rir é uma boa maneira de conservar a beleza. O bom humor dá um brilho ao olhar que ilumina o rosto e deixa qualquer pessoa mais bonita".

De olho nisso, a indústria cosmética recentemente 'colocou a felicidade' nas fórmulas dos cremes rejuvenescedores faciais. Isso mesmo: uma substância extraída de vegetais, a fitoendorfina, atua na derme exercendo efeitos positivos (semelhantes aos produzidos pelas endorfinas no organismo) que garantem nutrição e juventude prolongada. Disponível para manipulação por meio de prescrição médica, o ingrediente deixa a cútis 'feliz', eleva a hidratação, a elasticidade e a luminosidade.


GARGALHADA SECA-GORDURA

Quer mais motivos para se divertir? "Levando-se em conta que a pessoa perde calorias enquanto cai na risada, é possível até atestar que essa atividade emagrece", diz Marques. Ele acrescenta que rir cem vezes ao dia tem os mesmos efeitos sob os sistemas cardiovascular e imunológico que praticar 10 minutos diários de exercícios de remo, por exemplo. E, além de trabalhar a musculatura facial, a ação movimenta também o tórax, o abdômen e os membros superiores. Ou seja, é praticamente uma malhação. "A beleza, na verdade, é resultado do sorriso. Em primeiro lugar, é preciso sentir-se bonita. Isso favorece a saúde, a estética e o bem-estar", complementa.

Exercite a gargalhada

Não tem idéia de como manter o bom humor no dia-a-dia, diante do estresse e das cobranças da família e do trabalho? Confira algumas sugestões...

1 Reprograme o cérebro E não deixe o sorriso desaparecer do rosto. "Devemos ter em mente pensamentos positivos, de segurança e de sucesso. Isso é decisivo para cultivar a alegria e enfrentar as dificuldades", afirma o acupunturista Marcius Mattos Ribeiro Luz.

2 Sintonize o otimismo Não vale a pena prender-se a coisas que não podem ser mudadas. A alegria é algo interior, que precisa ser alimentada. "Sorrir atrai energias saudáveis e positivas", garante o dermatologista Otávio Macedo. E isso só é possível quando você começa o dia contente e se vê como uma vencedora, afastando a idéia de que a vida é recheada de desgraça.

3 Cobre-se menos Procure tirar proveito de um erro para aprender ainda mais. "Muitas vezes, uma coisa simples derruba o humor. O ideal é não levar tudo tão a sério", defende a psicóloga Yara Daros (RJ).

4 Faça boas escolhas Evite ocupar os momentos de lazer ouvindo coisas ruins. Opte por um bom livro, uma música agradável, um filme interessante. Divirta-se com os amigos, a família ou o bichinho de estimação.

5 Contagie-se O riso é um código universal, compreendido em qualquer parte do mundo. "Funciona como medicamento, atraindo coisas boas e abrindo caminhos para sanar conflitos", avalia Yara.

Fonte: http://corpoacorpo.uol.com.br/Edicoes/202/artigo11242-1.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que achou da matéria? Ajudou-lhe de alguma forma? Deixe sua opinião e seu comentário: Agradecemos!