Seja Bem Vindo ao Universo do Fibromiálgico

A Abrafibro - Assoc Bras dos Fibromiálgicos traz para você, seus familiares, amigos, simpatizantes e estudantes uma vasta lista de assuntos, todos voltados à Fibromialgia e aos Fibromiálgicos.
A educação sobre a Fibromialgia é parte integrante do tratamento multidisciplinar e interdisciplinar ao paciente. Mas deve se estender aos familiares e amigos.
Conhecendo e desmistificando a Fibromialgia, todos deixarão de lado preconceitos, conceitos errôneos, para darem lugar a ações mais assertivas em diversos aspectos, como:
tratamento, mudança de hábitos, a compreensão de seu próprio corpo. Isso permitirá o gerenciamento dos sintomas, para que não se tornem de difícil do controle.
A Fibromialgia é uma síndrome, é real e uma incógnita para a medicina.
Pelo complexo fato de ser uma síndrome, que engloba uma série de sintomas e outras doenças - comorbidades - dificulta e muito os estudos e o próprio avanço das pesquisas.
Porém, cientistas do mundo inteiro se dedicam ao seu estudo, para melhorar a qualidade de vida daqueles por ela atingidos.
Existem diversos níveis de comprometimento dentro da própria doença. Alguns pacientes são mais refratários que outros, ou seja, seu organismo não reage da mesma forma que a maioria aos tratamentos convencionais.
Sim, atualmente compreendem que a síndrome é "na cabeça", e não "da cabeça". Esta conclusão foi detalhada em exames de imagens, Ressonância Magnética Funcional, que é capaz de mostrar as zonas ativadas do cérebro do paciente fibromiálgico quando estimulado à dor. É muito maior o campo ativado, em comparação ao mesmo estímulo dado a um paciente que não é fibromiálgico. Seu campo é muito menor.
Assim, o estímulo dispara zonas muito maiores no cérebro, é capaz de gerar sensações ainda mais potencialmente dolorosas, entre outros sintomas (vide imagem no alto da página).
Por que isso acontece? Como isso acontece? Como definir a causa? Como interromper este efeito? Como lidar com estes estranhos sintomas? Por que na tenra infância ou adolescência isso pode acontecer? Por que a grande maioria dos fibromiálgicos são mulheres? Por que só uma minoria de homens desenvolvem a síndrome?
Estas e tantas outras questões ainda não possuem respostas. Os tratamentos atuais englobam antidepressivos, potentes analgésicos, fisioterapia, psicoterapia, psiquiatria, e essencialmente (exceto com proibição por ordem médica) a Atividade Física.
Esta é a parte que têm menor adesão pelos pacientes.
É dolorosa no início, é desconfortante, é preciso muito empenho, é preciso acreditar que a fase aguda da dor vai passar, trazendo alívio. Todo paciente precisa de orientação médica e/ou do profissional, que no caso é o Educador Físico. Eles poderão determinar tempo de atividade diária, o que melhor se adequa a sua condição, corrige erros comuns durante a atividade, e não deixar que o paciente force além de seu próprio limite... Tudo é comandado de forma progressiva. Mas é preciso empenho, determinação e adesão.

TRADUTOR

segunda-feira, 12 de maio de 2008

12 de maio de 2008 - DIA INTERNACIONAL DA SÍNDROME DA FIBROMIALGIA


9 comentários:

  1. Boa tarde amig@s!
    Precisamos de fato nos unir para a associação brasileira de fibromiálticos ter respaldo da sociedade.
    Vamos fazer a diferença!
    Vamos mudar essa situação que passamos.
    Estou disponível para participar nos trabalhos da associação.
    Abreijos
    Lisa

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Sandra, a associação já foi um início marcante e o hoje será para manifestar realmente quem somos, o que sentimos e o que podemos unidas fazer por nós e pelos outros pacientes com fibro. Estou nesta, com vc. Que Deus nos abençõe e nos ajude a formar uma grande equipe para cumprirmos todos sonhos e projetos citados por vc. com amor, cArol

    ResponderExcluir
  3. Muito Obrigada a todas vocês...

    Precisamos antes de mais nada...

    UNIÃO ENTRE NÓS MESMAS...

    Porque sem isso, como teremos voz ativa, credibilidade, força. Quem levará a sério meia duzia de mulheres (+ um homem) com "algumas dorzinhas reclamando não sei o que?????
    Piada né?!
    Mas se formos uma massa significativa, terão mais respeito. Haverá uma repercussão...
    Então a chave do nosso sucesso está na UNIÃO!

    ResponderExcluir
  4. Olá Sandra, vc tornou realidade uma necessidade de todos nós:
    um espaço para falarmos da nossa saúde e a união fraternal de todos que sofrem da mesma Síndrome. Precisamos ser respeitados,fazer a diferença, incomodar, gerar polêmicas e conscientizar as pessoas que "a voz do povo é a voz de Deus".

    ResponderExcluir
  5. Sandra acho que vc esqueceu que também existem homens com fibro, diz amigas, todas. Acho que estamos no caminho certo, parabéns por mais essa iniciativa amiga, sei que mesmo com dores está lutando por um ideal que é o mesmo que o meu... É engraçado mas a associação surgiu para unir pessoas pois meus melhores amigos atualmente conheci no dia 1º de março na nossa primeira rreunião... Deus abençoe os nossos ideais e nos dê força pra continuar unidos na luta.

    ResponderExcluir
  6. Que Deus nos conceda força nessa nossa uta por qualidade de vida e também ilumine os médicos e pesquisadores na descoberta cura da fibromialgia!

    Que Nossa Senhora de Fátima (13 de maio) nos proteja com seu manto de amor!

    PAZ, LUZ, FORÇA E SAÚDE A TODOS AOS GUEREIROS E GUERREIRAS DE FIBRA!

    ResponderExcluir
  7. apesar de estar um "trapo"hoje, pq. fui a uma reunião em casa de amigas, me sinto na obrigação de postar.
    que Deus nos dê forças para continuar nossos caminhos.
    que Deus nos abençoe.
    Hoje estou no "automatico", como diz a amiga Sandra, com dificuldades até para pensar.
    Parabens a todos da Associação.

    ResponderExcluir
  8. Ola Sandra, demorei mas vim te deixar meus parabéns pela iniciativa e também a todos os amigos que estão empenhados na luta pelos direitos dos fibromialgicos e vim também deixar uma contribuição num depoimento, obrigada por vc ter me convidado a participar da comunidade e do blog, não atuo mais diretamente pq não tenho muito tempo pois trabalho bastante, mas sempre que puder estarei dando uma forcinha com algo novo que souber

    ResponderExcluir
  9. Querida amiga do coração, estou por demais da conta orgulhosa de tí e agradecida, por toda a dedicação com os fibromiálgicos, com toda essa mulherada com dores, sintomas e problemas que desconhecemos, mas estás sempre de prontidão, esquecendo das suas dores para lembrar das nossas, fico tão feliz, amiga, nem imaginas o quanto.
    Sei que deves estar dormindo, com a Graça de Deus, e peço a Ele que te abençoe e ilumine todos os minutos de sua vida, e que amanhã, ups, hoje né? você acorde com muita energia divina, e peço apenas que vás devagar, não abuses, apenas tenhas fé, já plantastes sementes maravilhosas, e todas vão brotar logo logo, viu?
    Deus te abençoe, que os anjos de luz de acompanhem e... força na peruca, te amo

    ResponderExcluir

O que achou da matéria? Ajudou-lhe de alguma forma? Deixe sua opinião e seu comentário: Agradecemos!